Filme sobre Santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas, chega aos cinemas

Ignacio-de-Loyola-movie-posterB-300x420O fundador dos jesuítas será retratado nos cinemas numa superprodução cuja primeira exibição ocorreu no Vaticano

A vida de Inácio de Loyola, o fundador dos jesuítas – a ordem a que pertence o papa Francisco e que foi responsável pela evangelização do Brasil e de vários outros países –, virou filme. Ignacio de Loyola, dirigido pelo filipino Paolo Dy e estrelado pelo espanhol Andreas Muñoz, estreia nas Filipinas, país onde foi produzido, no dia 27 de julho.

Trata-se do projeto mais ambicioso já realizado até agora pela Jesuit Communications (JesCom), órgão da congregação, com sede nas Filipinas, que produz material audiovisual para fins de evangelização e educação. O filme começou a ser planejado em 2011 – antes, portanto, da eleição do papa Francisco, que aumentou o interesse pela vida do fundador dos jesuítas.

A produção foi filmada no norte da Espanha, onde Inácio viveu na juventude. Boa parte dos custos da produção do filme foi bancada por campanhas de financiamento coletivo. A JesCom ainda precisa levantar fundos para terminar de pagar os custos de pós-produção.

Exibição no Vaticano

No dia 14/06, uma versão ainda não finalizada do filme foi apresentada no Vaticano, com a presença do diretor, do ator principal e do padre Adolfo Nicolás, superior geral dos jesuítas e sucessor de santo Inácio, além de outros jesuítas conhecidos, como os padres Federico Lombardi, diretor da sala de imprensa da Santa Sé, e Antonio Spadaro, diretor da revista La Civiltà Cattolica. “O Inácio representado aqui é uma pessoa de grande dinâmica espiritual e mesmo de luta espiritual. Ao mesmo tempo, representa a vida interior em ação”, disse o padre Spadaro.

“Todo mundo se faz aquela pergunta muito básica sobre o sentido da vida. Essa pergunta sempre é relavente, não importa em que período da história”, disse o padre Emmanuel Alfonso, diretor da JesCom. “Inácio chegou à resposta, que é o amor. Se você encontra o seu amor verdadeiro, encontra sentido para a sua vida”. Segundo o padre, o filme é sobre “encontrar a resposta em Deus”.

Inácio de Loiola (1491-1556) nasceu Íñigo López, na localidade de Loyola, no atual País Basco. A serviço do vice-rei de Navarra, foi gravemente ferido na Batalha de Pamplona, em 1521. Leu a vida de Cristo e a vida dos santos durante sua recuperação e se converteu. Em 1534, junto com alguns colegas seus na Universidade de Paris, fundou a Companhia de Jesus. À altura da morte de Inácio, a congregação já contava com cerca de mil religiosos. Hoje se trata da maior congregação religiosa da Igreja Católica, com mais de 18 mil membros em 127 países. Inácio foi canonizado em 1622.
 

 

Comentários

Deixe o seu comentário


 
WordPress Video Lightbox Plugin