Nossa Senhora dos Anjos

Rezando com Maria: Nossa Senhora dos Anjos

A pouca distância da cidade de Assis, Itália, em uma espaçosa planície está situada a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos. A primeira ermida foi construída no ano de 352, por quatro peregrinos vindos de Jerusalém, dedicada a Maria Assunta ao céu pelos anjos, e daí derivou o título Santa Maria dos Anjos.

Nossa Senhora dos Anjos era a Santa de Devoção de São Francisco de Assis junto de São Miguel Arcanjo. E, por isso, ela é patrona da Ordem dos Franciscanos. 

São Francisco recebeu de Cristo a ordem de restaurar a sua Igreja e literalmente restaurou três igrejas: igreja de São Damião, igreja de São Pedro, e depois de reconstruir a igreja de São Pedro, Francisco chegou a um lugar chamado Porciúncula, onde existia uma velha igreja dedicada a Virgem Mãe de Deus, que estava abandonada, sem ninguém que dela cuidasse. “Francisco era grande devoto de Maria Senhora do Mundo, e quando viu a igreja naquele desamparo, começou a morar ali permanentemente a fim de poder restaurá-la”. O Santo foi agraciado com a visita frequente dos santos anjos, o que aliás não estranhava, uma vez que a igreja se chamava Santa Maria dos Anjos.

Ele se fixou neste local por causa de seu respeito pelos anjos e de seu amor a Mãe de Jesus. “Sempre amou esse lugar acima de qualquer outro no mundo, pois foi aí que ele principiou humildemente, progrediu na virtude e atingiu a culminância da felicidade. É no interior da basílica a ela dedicada que está a capela de Porciúncula, local especialmente caro a São Francisco de Assis e onde o santo veio a falecer.

A história descreve que Deus havia revelado a Francisco que Nossa Senhora tinha uma predileção especial pela capela, já que Porciúncula em italiano significa “pedacinho”.

Aqui no Brasil existem muitas paróquias dedicadas a Nossa Senhora dos Anjos e sua festa é celebrada em 2 de agosto, pois foi a mesma data que São Francisco recebeu a indulgência do Dia do Perdão — o Perdão de Assis.

ORAÇÃO

Augusta Rainha dos Céus e Senhora dos Anjos
vós que desde o princípio recebestes de Deus
o poder e a missão de esmagar a cabeça de satanás,
humildemente vos rogamos que envieis as legiões celestes,
para que, às vossas ordens, persigam os infernais espíritos,
combatendo-os por toda parte, confundam a sua audácia
e os precipitem no abismo. Amém!
Nossa Senhora dos Anjos, rainha dos Frades Menores,
Rogai por nós que recorremos a vós
 

Comentários Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *