Maio: Homenagem aos Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado dia 12 de maio e foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. E o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem é celebrado dia 20 de maio. Esta data homenageia todos os profissionais que se dedicam a cuidar da saúde das pessoas, auxiliando os demais profissionais do ramo, como os médicos e enfermeiros.
 

No dia em que Deus criou o enfermeiro, um anjo apareceu-lhe e disse:

– Por que esta criação está lhe deixando tão inquieto senhor?

E o Senhor Deus respondeu-lhe:

– Você já leu as especificações desta encomenda? Já pensaste na longa lista de símbolos especiais inscritos nesta encomenda? – respondeu-lhe Deus. A obra tem de ser entregue sob a forma masculina e feminina, fácil de desinfectar, sem despesas de conservação e não pode ser de plástico. Ele deve ter nervos de aço, costas que resista a toda a provação, sendo ao mesmo tempo dócil e gracioso, para se poder sentir à vontade nos quartos de serviço demasiado pequenos. Deve poder fazer cinco coisas ao mesmo tempo, tendo o cuidado de manter sempre uma mão livre.

O anjo abanou a cabeça e disse:

– Seis mãos, isso é uma coisa impossível.

– A dificuldade não está ai.- respondeu-lhe Deus. O que me preocupa são os três pares de olhos que deve ter o modelo padrão; dois olhos para ver a noite através das paredes, durante as velas e para vigiar duas unidades; dois olhos atrás da cabeça para ver aquilo que não gostariam que ele visse, mas de que tem que ter absoluto conhecimento e, seguramente, dois olhos de frente, que olham para o paciente e lhe dizem: ‘Compreendo-vos, estou aqui, não se preocupe’ .

O anjo puxou-lhe gentilmente pelo braço e disse:

– Ide dormir Senhor, amanhã de manhã continuareis.

– Não posso! – respondeu o Senhor – Já consegui que raramente adoeça e saiba tratar a si mesmo. Aceita que dez quartos duplos recolham quarenta doentes, mas nunca que dez postos de trabalho sejam apenas providos com cinco enfermeiros. Gosta muito da sua profissão, que exige muito dele e não é muito bem pago. Sabe viver com horários irregulares e, aceita ter poucos tempos livres.

O anjo rodeou vagarosamente o modelo e falou admirado…

– É muito delicada esta criação, Senhor!

Mas o Senhor Deus disse entusiasmado:

– Mas é muito resistente! Você não imagina o que ela poderá fazer ou suportar!

O anjo, analisando melhor a criação, observa:

Mas espere Senhor…

Espere….

– Há um vazamento ali, Senhor!

– Não é um simples vazamento anjo, é uma lágrima!

– E o que é uma lágrima Senhor!

– Ela corre nos momentos de alegria, de tristeza, de decepção, de dor e de desamparo. – explicou-lhe Deus – é a lágrima que serve de tubo de escape para o excedente.

– Vós… sois um gênio, Senhor!

– Disse o anjo entusiasmado com a criação.

Mas disse o Senhor:

– As lágrimas, e são exclusivamente, para usá-las quando precisar. Ao derramá-las, o enfermeiro verte em cada lágrima um pouquinho de amor. Essas gotas de amor desvanecem no ar e salvam a humanidade!

‘Os Enfermeiros são Anjos na Terra

Afinal, não basta somente realizar o trabalho, fazer, exercer as técnicas e procedimentos, é preciso SER: ser enfermeiro, ser cuidador e estar com o coração disponível e aberto para proporcionar o melhor para o outro.

Quando não se para apenas no fazer, apenas a técnica se cumpre e não se consegue ir além naquilo que a pessoa necessita, pois muitas vezes, mais que realizar um procedimento invasivo, o paciente necessita de um olhar, um pegar nas mãos; necessita que o enfermeiro seja presença naquela hora de ausência: ausência de saúde, de companhia, de atenção, de carinho. É isso que este profissional busca viver e proporcionar aos pacientes todos os dias.

Parabéns pelo seu dia!


Se desejar ouvir, é só clicar no “Play”

O “Momento de Reflexão” você ouve de Segunda a Sexta-feira às 18:00hrs no programa Vozes da Paz pela rádio São José FM, 96.9, Deus abençoe.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *