Especial Mês Vocacional | Entrevista com Padre Geraldo Valenga, 50 Anos de Vida Sacerdotal

Na formação ao sacerdócio, cada seminarista escolhe no momento de sua ordenação, um lema sacerdotal. Este lema o acompanha por toda a vida, torna-se um resumo da sua vocação e ao mesmo tempo um trampolim que sempre o convida à configurar sua vida ao chamado de Cristo.

O lema escolhido pelo Padre Geraldo Valenga em sua ordenação foi retirado da carta de São Paulo aos “Colossenses” 1,25 : “Fui feito ministro de Cristo pela Graça de Deus, para que eu anuncie a realização da Palavra de Deus.”

Lema que resume a história de 50 anos de sacerdócio marcado pela missão, amor ao pobres e pertença ao carisma vicentino. A celebração do Jubileu de Ouro aconteceu no 01° de julho 2018, na Igreja Matriz São José às 10:00h.

História do Padre Geraldo

Padre Geraldo Valenga CM é filho de Francisco Valenga e Rosa S.Valenga (in memoria) tem como irmãos, Irmã Bernadete, filha da caridade, Padre Simão Valenga, Antônio Sobrinho e Regina Maria estes casados.

Estudou no Seminário menor São Vicente de Paulo em Araucária e maior em Curitiba. Além de Filosofia e Teologia, é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Foi Ordenado Sacerdote na Congregação dos Padres Vicentinos, no dia 29 de junho de 1968.

Exerceu a função de sacerdote em 06 paroquias: Abranches, Nova Orleans, Araucária, Imbituva, Contenda e Mafra.

Foi Professor e Educador no Seminário Menor de Araucária e no Seminário de Filosofia Nossa Senhora das Graças em Orleans. Foi Eleito Superior Provincial, exercendo o mandato por 04 anos. Em diversas ocasiões auxiliou nos grupos Missionários na pregação das missões populares.

Sua Caminhada na Paroquia São José iniciou-se em 1970 onde permaneceu por três anos, retornou em 1980 a 1982, posteriormente 1989 a 1996.

Novamente em 2014, retorna á Paroquia São Jose, como Pároco até os dias atuais. Exerceu por várias gestões a função de presidente e vice-presidente da fundação João XXIII, atualmente atua no Conselho Curador.
 
Realizou Jubileu de Prata de ordenação Sacerdotal em 29 de junho de 1993 na Paróquia São José de Mafra. Em sessão Solene do legislativo recebeu o título de Cidadão Honorário Mafrense. Padre Geraldo Valenga é um grande entusiasta ao que se refere a Paróquia São José e a Fundação João XXIII.


Ouça a entrevista à rádio São José FM

Reportagem Edson Luiz
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *