Entrevista: Padre Gilberto Erdmann se despede de Mafra em Janeiro

Foto: Elô Torcate

Ouça Padre Gilberto Erdmann em entrevista Ao Vozes da Paz pela rádio São José.


 
Em entrevista ao informativo do Santuário N. Sra. Aparecida, padre Gilberto fala sobre vocação, os desafios e alegrias dos 5 anos em que trabalhou em Mafra – SC.
 
Informativo – Onde e quando o senhor nasceu?

Padre Gilberto  Nasci em Corupá —SC no dia 06 de junho de 1963.

Informativo – Como o senhor sentiu que foi chamado à vocação sacerdotal?

Padre Gilberto  – Desde criança sentia ser chamado por Deus e sempre tive fortes sentimentos pelo religioso e pelo sagrado. Quando menino queria ser coroinha e aos domingos quando ficava admirando o que os coroinhas faziam. Tinha muito respeito pelo padre e gostava de ver o padre, isto é a pessoa do padre me encantava. Quando adolescente e jovem fica contemplado na minha imaginação os missionários e gostava de ver o Papa João Paulo falar, embora nunca consegui ver de perto, mas acompanhava tudo pelos meios de comunicação. Testemunho de muitos religiosos e religiosas, leigas e leigas, padres e bispos, a vida dos santos e santas e especialmente de Nossa Senhora me encantam até hoje pela causa do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando jovem já com 17 anos fiz a catequese para ser crismado e durante a catequese fui me despertando para a vocação de ser padre e a partir da catequese participava todos os domingos da missa ou celebração na comunidade Nossa Senhora de Fátima em Rio Vermelho Estação — São Bento do Sul, onde mora minha família. Com 20 anos juntos com outros jovens formamos um Grupos de Jovens e todos os sábados era o nosso encontro. E com os outros jovens fui em vários encontros para a juventude na Paróquia Puríssimo Coração de Maria — São Bento do Sul e na Diocese. Em todos estes encontros que participei sentia o chamado de Deus para vida sacerdotal. Com 22 anos ingressei no seminário São Camilo de lomerê — SC em 1986 e desde 86 e nos anos seguintes a minha vontade sempre de ser padre. Tive muitas dificuldades nos estudos e várias crises vocacionais, mas quando realmente Deus chama a gente segue o Seu chamado. Hoje sou padre há 9 anos e me realizo como padre e como homem e cristão servidos os irmãos e irmãs com o ministério sacerdotal de Nosso SenhorJesus Cristo em toda missa que presido e todo atendimento e visitas aos doentes e famílias.

Informativo – Por quais lugares o padre já passou depois de ordenado?

Padre Gilberto  – Em São Francisco do Sul na Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Graça desde 22/12/2008 até 12/11/2012 e em Mafra na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida desde 12/11/2012 até 20/01/2018.

Informativo – Como foi o seu trabalho na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida? Quais foram os maiores desafios? Quais foram as maiores alegrias?

Padre Gilberto  – Trabalhar na Paróquia e Santuário para mim foi uma ótima experiência de vida e de pastoral. Gosto muito do povo de Mafra e especialmente de todas as comunidades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e das famílias, porque é um povo batalhador e acolhedor, simples e humilde.

Os maiores desafios foram:

a. O primeiro desafio foi de conseguir ser padre-pastor para todas as comunidades e famílias, mas acredito que consegui ser o padre-pastor para a maioria das comunidades e famílias. Não consegui fazer tudo o que queria, mas consegui ser padre para vocês e no meio de vocês ser cristão e vou embora tranquilo e realizado.

b. O segundo desafio foi do fim do uso das bebidas alcóolicas nas festas das comunidades, porque alguns não entendiam o fim das bebidas alcóolicas nas festas, mas aos poucos perceberam que a Igreja defende a vida digna e sadia para todas as famílias e hoje acredito que já é uma página virada na história da Paróquia.

c. As maiores alegrias foi ver: a infância missionária crescendo e especialmente no Santuário e na comunidade Senhor Bom do Km 9; o Encontro Matrimonial Mundial (EMM) crescendo com muitos casais unidos; o Encontro de Casais com Cristo (ECC) crescendo e fortalecendo a espiritualidade cristã nas famílias; a Pastoral Familiar superando as dificuldades e realizando encontros e formações para os futuros matrimônios; os grupos bíblicos de reflexão (GBRs) sendo uma catequese para as famílias; o Cursilho no Santuário superando as dificuldades e realizando as escolas e encontros no Centro de Pastoral do Santuário; e tantas outras alegrias que vivemos juntos nas comunidades, sobretudo de celebrar a vida! Viva a vida e as famílias!

Informativo – Como o padre recebeu a notícia de que seria nomeado pároco?

Padre Gilberto  – Com o coração aberto e disponível para a nova missão. Embora que ser pároco ou vigário paroquial não importa, mas o importante é servir o povo de Deus.

Informativo – Quais são as suas expectativas para o trabalho na Paróquia São Pedro de Alcântara em Guamiranga —Guaramirim —SC? O que o padre conhece dessa nova Paróquia?

Padre Gilberto  – Não conheço a realidade da nova Paróquia, então em primeiro lugar em fevereiro de 2018 vou começar a conhecer esta nova comunidade paroquial e sua realidade pastoral. Acredito que a partir da realidade vou ver quais ações ou atividades que em primeiro lugar preciso realizar junto com as coordenações paroquiais. Vou para lá com o coração aberto e tranquilo. Acredito que Deus vai me capacitar para esta nova missão e peço orações para que eu, Pe. Gilberto Erdmann, seja fiel ao ministério de pároco em Guamiranga na Paróquia São Pedro de Alcântara.

Informativo – Gostaríamos que deixasse uma mensagem aos paroquianos de Mafra.

Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus só tenho agradecer por este 5 anos de convivência, porque eu, Pe. Gilberto ou Pe. Gil, aprendi muito com vocês. Bendito seja Deus por eu ser padre para vocês e cristão no meio de vocês. Que Deus os abençoe e um Ano de 2018 com muita saúde, paz, sabedoria e perseverança na fé. Um beijo e um abraço para todos. Eu amo vocês e fiquem com Deus a proteção de Nossa Senhora Aparecida. E até logo!

Homenagens

Há cinco anos tivemos a Graça de ter em nossa paróquia a pessoa do Padre Gilberto. Seu carisma de acolhida aos doentes e atenção as pastorais principalmente Infância e Adolescência Missionária (IAM), deixa sua marca de amor ao seu compromisso como pastor.

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19); Esta é a nossa tarefa e a nossa missão como padre: formar discípulos e missionários bem dispostos a servir ao Reino de Deus. Podemos afirmar com certeza que esse pedido de Jesus, padre Gilberto, atende com grande dedicação e amor. Obrigado por nos dar essa graça de termos conosco esses anos. Deus o acompanhe e abençoe em sua nova missão.

Padre Sidnei Marcelino – Pároco


Padre Gilberto, há cinco anos trabalhando em Mafra, mas precisamente na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. É o sacerdote que mereceu a estola recebida no dia de sua ordenação para servir o povo de Deus. Ele soube corresponder ao “Sim Sacerdotal” que pronunciou naquele dia. Nestes cinco anos dedicou sua vida não só na Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, foi além, serviu as paróquias vizinhas, demonstrou um carinho todo especial pelo Hospital São Vicente de Paulo e as pessoas internadas. Assistiu aos doentes em casa e com todo carinho deu assistência às famílias que o solicitavam para exéquias.

As Pastorais e Movimentos receberam toda a assistência e atenção do Padre Gilberto. Como grande colega que foi nos trabalhos da Igreja, sempre me acolheu com muito respeito, partilhamos nossos trabalhos para servir o povo de Deus.
Padre Gilberto, eu e minha família continuaremos de portas e coração aberto para recebê-lo, tomarmos nosso chimarrão e um cafezão como sempre fizemos. Cada vez que viera Mafra nossa casa é sua também.

Desejamos sucesso e as bênçãos de Deus para a nova missão.

Diácono Dorvalino e família


Estas três são os objetivos do EMM: MISSÃO: Proclamar o valor dos Sacramentos do Matrimônio e da Ordem Sagrada na Igreja e no mundo. VISÃO: Amem-se uns aos outros assim como Eu os amei. CARISMA: Afé através do relacionamento

A participação do Sacerdote no EMM sem sacerdote não há fds.

Acreditamos que o relacionamento de Deus com sua Igreja pode ser percebido através do que chamamos de intersacramentalidade. Esse termo próprio é utilizado para definir o desafio mútuo que casais, sacerdotes e religiosos(as), assumem através da forma de viver em plenitude seus respectivos estados de vida. O esforço de cada casal na luta para ser o melhor casal que possa ser, dentro do plano de Deus, desafia o sacerdote, o religioso (a) a ser também o melhor sacerdote e religioso (a) que possa ser dentro do estilo de vida que livremente escolheu ao assumir sua vocação. Em um encontro denominado Fim de Semana — FDS os participantes são orientados a abordar áreas do seu relacionamento por meio de uma técnica especial e exclusiva de comunicação e escuta. A especialidade do Fim de Semana – FDS é renovar a alegria das pessoas em suas vocações, iniciando a experiência pelo conhecimento pessoal, passando pelo conhecimento mútuo e alcançando a intimidade com Deus. O fortalecimento do relacionamento do casal através do diálogo apresenta resultados positivos imediatos nos filhos, nos familiares, no convívio profissional, na Igreja e consequentemente na sociedade. Ao assumir o estilo de vida de diálogo e Eucaristia, os participantes habilitam-se a criar espaços que propiciam a formação de cristãos conscientes e atuantes na sociedade fundamentados em valores do plano de Deus. O processo de formação e conscientização dentro do Fim de Semana inicia-se através do autoconhecimento, tem continuidade na proximidade e intimidade que geram a unidade no relacionamento e culmina na consciência da necessidade de refletir, através do testemunho de vida, o Sinal do Amor de Jesus pelo seu povo.

O que é Padre Gilberto para o EMM

A pessoa do Padre Gilberto para o EMM é, assim como todos os sacerdotes que vivem os mesmos valores, provar um pouquinho do amor de Deus aqui na terra, pois quando percebemos que o padre tem vida, é humano, tem sentimentos, aprendemos a amá-lo e ver a sua pessoa com um novo olhar, o olhar de acolhimento e reconhecimento por alguém como o padre Gilberto. Uma das passagens da sagrada escritura que se identifica com nosso Padre Gilberto é sobre as Bodas de Canã, onde Maria fala e Padre Gilberto obedece: “Fazei tudo o que ele vos disser”. Resumindo com estas palavras, padre Gilberto é para todos os casais do EMM e de todos os movimentos e pastorais da igreja, um exemplo de dedicação e amor a Deus.

Encontro Matrimonial Mundial (EMM)


Caríssimo Pe. Gilberto, nessa hora de despedida em que estamos tomados pela emoção, um forte sentimento invade a todos nós. É o sentimento de gratidão, que nos trás o desejo de dizermos do fundo de nossos corações um muito obrigado. Bem sabemos, Pe. Gilberto, que o senhor é uma dessas pouquíssimas pessoas que serve ao próximo sem esperar nada em troca. Isso nos cativou profundamente, grande amigo. Muito lhe devemos e nem temos as palavras certas para lhe agradecer por todo trabalho realizado com amor aqui no hospital.

Foram cinco anos de convivência, de trabalho árduo e incansável, tudo para nos fazer perceber que o reino de Deus está aqui no hospital também. E como não perceber essa verdade se a voz, lúcida e ao mesmo tempo mansa, firme e coerente de nosso estimado Pe. Gilberto está aqui há cinco anos anunciando a mansidão e imenso amor porJesus na figura de cada um de nós pelo privilégio da convivência fomos abençoados pelo próprio Deus que o deixou ficar esses cinco anos conosco, nem nos demos conta de que o tempo passou tão ligeiro, mas é chegada a hora de o senhor partir para uma nova missão, mais uma vez agradecemos pela sua companhia e vejamos que a sua nova jornada seja abençoada e acolhedora.

Obrigado pela sua dedicação aos doentes e funcionários do Hospital São Vicente de Paulo!

Homenagem da Diretoria e Funcionários do Hospital São Vicente de Paulo


Padre Gilberto é um sacerdote humilde e santo.

Tive a oportunidade de conviver com o padre Gilberto por 3 anos em Mafra e conhecê-lo melhor. Lembro-me de quando lhe apresentei ao povo durante a missa no Santuário: “o padre Gilberto Erdmann é um sacerdote que busca viver a santidade, a humildade e é comprometido com o povo”. Não me decepcionei e creio que toda a comunidade comprova que estes valores são vividos e testemunhados pelo padre Gilberto com coerência e fidelidade. Além disso, o padre Gilberto tem espírito missionário, gosta de visitar as famílias e sempre foi muito responsável, sincero e justo com todos. Ao mesmo tempo tem sua personalidade firme e não se deixa manipular e ser enganado por ninguém. Enfim, o padre Gilberto vive sua vocação por amor e se doa de corpo e alma em tudo o que faz. Por isso, tenho certeza que todas as comunidades vão sentir muitas saudades dele e cultivar ao longo da vida a amizade que ele conquistou.

A seriedade e competência com que o padre Gilberto vive seu ministério sacerdotal vão fazer dele um pároco muito amado e respeitado na paróquia São Pedro de Alcântara em Guamiranga, no Município de Guaramirim, aonde ele vai iniciar sua nova missão a partir de fevereiro de 2018. Pelo seu ardor missionário tenho certeza que ele irá visitar todas as famílias da paróquia e vai conhecer cada pessoa um pelo nome, pois ele é muito atencioso com todos e não tem preguiça pra evangelizar.

Aproveito a oportunidade para transmitir meu abraço fraterno a todos e votos de muita saúde e paz em cada dia do Ano.

Pe. Dulcio Antonio de Araujo


Estimado Padre Gilberto,

Em nome dos casais integrantes do Encontro de Casais com Cristo – ECC, queremos manifestar o nosso reconhecimento e agradecer, por todo o apoio, dedicação e carinho para com o nosso movimento. Nesta breve convivência, sentimos a sua presença, muita próxima de nós, nos incentivando, orientando e colaborando com nossas atividades. Tivemos o privilégio de contar também com a sua amizade, de forma simples, autêntica e muito verdadeira. Sentiremos a tua falta, sim, mas sabemos que tens com missão disseminar a palavra de Deus e propagar o seu reino. Estás sendo chamado para um novo desafio, e em reconhecimento a sua capacidade, dedicação e comprometimento com o povo de DEUS, estás sendo elevado a condição de Pároco, junto a Paróquia de Guamiranga, no município de Guaramirim/SC. Seremos privados de sua presença física, mas permanecerá em nossas mentes,o legado, aqui construído. Sucesso na nova empreitada e que o Espírito Santo de DEUS, proporcione muita Sabedoria, no exercício de sua nobre vocação de evangelizar os Cristãos Católicos.
Fraternal abraço.

Celso & Beatriz/ Família


Querido Padre Gil…

Talvez não existam palavras suficientes que nos permitam agradecer por todo apoio, incentivo e orientação nesse tempo que esteve aqui conosco. Agradecemos pela sua simplicidade, autenticidade e testemunho que sempre nos motivou a buscar as coisas do alto e a servir a todos com alegria. Rogamos à Deus para que nessa sua nova missão Ele continue sendo a sua força, a coragem e a luz no seu caminhar, lhe abençoando para que produza muitos frutos.
Muitas coisas bonitas não podem ser vistas ou tocadas, mas sentidas dentro do coração. Uma delas é o sentimento de gratidão que fica por tudo que o senhor fez pela obra da Infância e Adolescência Missionária.

Nosso muito obrigado com todo carinho e amor.

Equipe da Infância e Adolescência Missionária do Santuário


Nós dos Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR) agradecemos ao Pe. Gilberto por todo empenho no que diz respeito a condução, criação e formação dos nossos grupos. No momento que se aproxima a transferência do nosso querido Pe. Gilberto, a começamos a sentir falta do seu apoio para a realização das reuniões, encontros com animadores e também as missas de setor. O nosso muito obrigado pelo seu trabalho e que o senhor seja feliz no novo cargo que deve ocupar em sua nova paróquia.

Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR)


O mês de dezembro para os Filhos da Rainha foi carregado de bênçãos e de confirmação da misericórdia e do amcr de Deus. No dia 09/12 iniciamos o mês com o encontro de apresentação do Movimento Jovem (MJ) com muita animação, pregação e fraternidade junto com outros grupos de oração jovem (GOJ). No dia 17/12 realizamos o primeiro Natal Fraterno com as crianças da Vila Argentina, uma tarde com muitas brincadeiras, conversas sobre Deus e entrega de doces que foram doados por muitas pessoas. Também junto com algumas pessoas da comunidade realizamos o encerramento da novena de Natal. A presença de Deus foi muito forte através da presença das crianças. O sentimento de amar a Deus através do irmão, de se por a serviço do outro e se realizar com a alegria do próximo em meio as dificuldades, só fortaleceu a presença de Deus em todos. Os Filhos da Rainha agradecem a todos que de alguma forma ajudaram neste evento. Que o menino Jesus nasça no coração de todos neste novo ano que vai chegar. “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”. (1Jo 4, 7)

No dia 17 de dezembro aconteceu na Comunidade Nossa Senhora da Salete, em Bituvinha, um dia festivo com a participação da comunidade Santo Antônio —Bituvinha II. Iniciou-se pela manhã com a participação das crianças com atividades recreativas desenvolvidas pelas catequistas da comunidade para todas as idades. Seguindo com o almoço e à tarde a presença da comunidade em geral. Houve celebração com Evangelho encenado, narrando o “Nascimento de Jesus”, tendo como atores os alunos da catequese. Logo após houve café compartilhado, tendo a presença de dois papais noéis que distribuíram guloseimas para as crianças. Em nome da comissão, agradecemos aos colaboradores, que de alguma forma contribuíram para que esse dia acontecesse. Que o menino Jesus os abençoe.

Filhos da Rainha


No dia 16 de dezembro a Pastoral da Criança realizou a festa de Natal dos pequeninos no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Tiveram várias atrações como Circo Social com seus personagens, Morgana com seu teatro, cama elástica, piscina de bolinhas, um delicioso lanche e teve também a entrega de presentes com o papai noel. A equipe da Pastoral da Criança agradece a todos de coração, que de alguma forma ou de outra se dispuseram a nos ajudar, fazendo cada criança mais feliz, mostrando o verdadeiro sentido do Natal que é o amor ao próximo. Que o menino Jesus abençoe a todos.

Comunidade Nossa Senhora da Salete


Querido padre Gil! foi um prazer conviver com o senhor por todos esses anos, nosso carinho e admiração só fez crescer a cada dia, Padre Gil é uma inspiração para cada um de nós, nos mostra que o caminho da santidade se faz com muito trabalho, amor, doação, superação..e que esse é o único caminho que devemos querer trilhar em nossas vidas, o nosso muito obrigado por tudo o que fez por cada um de nós, obrigado por todo carinho e dedicação, que Maria abençoe ricamente esse seu filho muito valoroso, lhe amamos muito.

Pastoral da Criança

Convidamos à todos para a Santa Missa de despedida do Padre Gilberto no dia 20 de Janeiro às 18h30min no Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Coordenarão paroquial em nome de todas as comunidades.
 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *